AIOps – Futuro e Realidade no Monitoramento e Operações 2019-04-15T12:37:24+00:00

AIOPS

FUTURO E REALIDADE NO MONITORAMENTO E OPERAÇÕES

A complexidade dos aplicativos é o novo padrão

Em nossa atualidade os aplicativos estão estreitamente relacionados ao sucesso nos negócios, e a dificuldade de responder gera penalidades muito maiores que são tanto repentinas quanto imediatas.

Tornou-se muito mais difícil rastrear aplicativos complexos e infraestruturas formados por muitas partes móveis e, ao mesmo tempo, atender a expectativas de desempenho mais altas e entregar uma experiência de qualidade superior para o cliente de forma consistente.

A constante mudança devido a operações ágeis, entregas continuas e práticas DevOps em plataformas diversas como multinuvem, containers e arquiteturas de aplicações distribuídas contribuem para um caminho sem volta da utilização do AIOps como o novo modelo e Gestão da TI Hibrida.

AIOps – Modelo de Dados Unificado

Para enfrentar os problemas abordados neste documento, é preciso um modelo de dados unificado. Ele funcionará como uma ponte necessária para expor fontes de dados de monitoramento importantes, contextualizar essas informações e servir de base para aplicar as análises avançadas de forma mais objetiva.

Para isso a IT Alliance oferece a seus clientes um conjunto de tecnologias que possibilitam ao cliente:

Solução em contêiner que monitora automaticamente a TI híbrida, reduz o ruído dos dados, detecta problemas de maneira proativa, executa rapidamente a correção e aprimora a colaboração entre os silos de ferramentas. Isso resulta em causa raiz 70x mais rápida, 50% menos MTTR, redução no custo geral de operações de TI e melhor experiência do cliente.

1 – Desempenho e disponibilidade sem agente e sem agente com métricas,
2 –  Limites e modelos prontos para uso em sistemas operacionais, bancos de dados, middleware, aplicativos e nuvem.
3 – Monitoramento de nuvem pública no Google, Amazon e Microsoft para serviços de IaaS e PaaS para métricas, eventos, topologia, dados eletrônicos e monitoramento de registros.
4 – Monitoramento de carga de trabalho em nuvem com um agente de baixo consumo de recursos e de rápida instalação para transmissão de dados de desempenho.

1 – Consolide conjuntos de ferramentas de vários fornecedores com integração pronta para uso em todos os principais fornecedores de operações de TI, incluindo BMC, CA, ServiceNow e IBM.
2 – A solução de reconhecimento de serviço de negócios que combina desempenho de aplicativos e desempenho de infra-estrutura em uma única visão por meio do entendimento de topologia com uma ampla solução EUM pronta para uso e integração com soluções de terceiros
3 – Correlacione e forneça informações significativas com tempo, fluxo e correlação baseada em topologia; regras enriquecidas e modelos de serviço de tempo de execução.
4 – Coletores de plataforma inteligentes abrangentes para monitoramento de sistemas operacionais de servidores, banco de dados, sistema ERP, servidores de aplicativos, virtualização, plataforma de aplicativos e aplicativos empacotados.
5 – Análise de ciclo fechado pronta para uso com as principais ferramentas de gerenciamento de serviços, como Micro Focus, BMC e ServiceNow.
1 – Solução de análise e aprendizado de máquina de TI Ops com mais de 50 algoritmos patenteados para clustering, detecção de anomalias e remediação mais rápida.
2 – Mecanismo de remediação orquestrada com mais de 8000 fluxos de trabalho prontos.
3 – A solução com o COSO e uma ampla variedade de tipos de dados históricos e de fluxo de operações de TI, incluindo dados de registro, dados de eventos, dados eletrônicos e dados de aplicativos.
4 – Otimização da nuvem e a virtualização em todos os fornecedores, adicionando análise hipotética e otimização da carga de trabalho.
1 – Monitoramento de aplicativos locais e SaaS de vários locais, simulando transações de negócios com aplicativos.
2 – Detecte problemas de desempenho para cada etapa da transação e divida o tempo de resposta na camada da Web, no servidor de aplicativos ou no banco de dados.
3 – Monitoramento de agente ou sem agente para plataformas de aplicativos, incluindo Cisco, Citrix, Microsoft, Oracle (WebLogic, Siebel) SAP e muitos outros.
4 – Personalize painéis e relatórios

Relatórios extensos de vários domínios prontos para uso para relatórios de recursos, eventos e tempos de resposta em ambientes de servidor, rede e aplicativos e de todos os recursos gerenciados.